" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Piscinão de Ramos sucesso total


foto-nem2


Por Cláudio Santos

— Ném?!!!!!

Quem ouvir no Rio a expressão pronunciada com ênfase no “émmm”, certamente vai se virar e até responder. Não, não se trata do traficante Nem da Rocinha, preso pouco antes de as forças de segurança ocuparem a comunidade da zona sul, em novembro passado. A gíria nasceu, sim, nos morros cariocas, mas o criminoso é apenas mais um que recebeu o apelido.
Abreviação da palavra neném, a expressão começou a ser usada como maneira carinhosa de se chamar alguém, substituindo os tradicionais moça, senhora, cara, menino etc. Mas o vocativo ganhou significados mais amplos e ultrapassou os limites geográficos das comunidades. E, depois de desagradar muita gente pelo aspecto negativo, hoje, ser chamado de ném é motivo de orgulho.
No Piscinão de Ramos, no subúrbio do Rio, a opinião é unânime: ném é um chamamento carinhoso. Mas também é o moleque “responsa”, é ter um visual diferente e curtir balada com os amigos.  O apresentador Amin Kader e as funkeiras da Jaula das Gostosudas foram ao piscinão para descobrir o que é ser ném .
O assunto é tão comentado que já rendeu até o manual Dicas para Você se Tornar um Ném, escrito com muito bom humor pelos blogueiros e redatores publicitários Léo Valpassos e Lucas Ribeiro. Entre as definições, está a de que o verdadeiro ném usa telefone celular,sem fone de ouvidos, para ouvir música no ônibus, metrô ou trem.
Os blogueiros apontam que ném também é aquele que, quando vai à praia, leva caixa de isopor e o chamado doura-pelo, para tingir os pêlos do corpo. Isso mesmo! Na frente de todos e sem vergonha. Entre as néns, o piercing no umbigo deve ter penduricalho. Nada de adereço discreto!



No Piscinão de Ramos, as dançarinas Aline Tigresa, Camila Pantera e Priscila Leoa, da Jaula das Gostosudas, admitem: São periguetes, mas também têm seu lado ném.


— Periguete é usar roupinha bem curta, com tudo de fora, e arrasar com tudo. Se a gente esquece o nome do 'peguete' da noite, é só chamar de ném.

Para ser um verdadeiro ném, os blogueiros ensinam: Troque o “s” pelo “r” e fale “mermo”, em vez de “mesmo”. Quer mais carioca que isso? Identificou-se? Faça o quiz e descubra o seu lado ném.










Nenhum comentário:

Postar um comentário