" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pernambuco registra primeira morte por dengue hemorrágica

Por Cláudio Santos


A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (12), a primeira morte causada pela dengue em 2012. O óbito, de um rapaz de 32 anos, aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, onde ele morava. O Estado ainda investiga o falecimento causado pela doença no município.
O rapaz, que morreu no final de março após ser atendido nas UPAs de Engenho Velho e do Curado, vivia numa das áreas com mais incidência de dengue em Jaboatão.

Outras localidades com altos números da doença, segundo a secretária municipal de Saúde, Gessyane Paulino, são Cavaleiro e Barra de Jangada.

"Realizamos quatro mutirões de combate à dengue em março e vamos realizar três em abril. É um dia de visitação aos bairros, com a participação da comunidade. Os agentes conscientizam as pessoas entrando nas casas e nas escolas, recolhendo entulhos, que são o principal meio de acúmulo de água para a reprodução do mosquito (Aedes Aegypt). É, principalmente, um trabalho educativo", disse a secretária. Em março, 3 toneladas de entulhos foram recolhidos nos mutirões.

Em Jaboatão, até abril, foram notificados 1000 casos de dengue, com a confirmação de 70 e descarte  de 200. "Quando o cidadão é atendido em uma unidade de saúde, é feita uma ficha de notificação. Depois de cinco a oito dias, o médico pode pedir um exame para comprovar. A ficha, de qualquer forma, é enviada à secretaria estadual de Saúde, que investiga todos casos. Também é de responsabilidade do Estado a apuração dos óbitos, com exames laboratoriais", esclarece Gessyane Paulino.
PERNAMBUCO - Em todo o Estado, foram notificados 21.469 casos da doença, com 4.859 deles confirmados e 3.421 descartados. 103 deles são graves, com 18 confirmações de complicações ou dengue hemorrágica. No mesmo período do ano passado, foram 12.238 casos notificados, com 22 mortes suspeitas e 13 confirmadas.

Nenhum dos municípios com maior índice de dengue este ano está na Região Metropolitana do Recife. Eles são: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Carnaíba e Salgueiro, no Sertão; Jataúba e Limoeiro, no Agreste; Condado e Timbaúba, na Zona da Mata; além de Fernando de Noronha.
Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário